Em meio à pandemia ocasionada pela COVID-19, inúmeros estabelecimentos operam com atividades reduzidas ou mesmo suspensão total das operações de trabalho. Em contrapartida, nas empresas e comércios de setores alimentícios e de saúde, como os hospitais, o aumento da demanda exige novos hábitos na rotina, entre eles, a profissionalização da limpeza. Pensando nisso, aconteceu a palestra “Atualizações de novas rotinas no Serviço de Higiene e Limpeza”, que teve como público alvo os funcionários do Hospital Padre Albino que possuem algum contato direto com esse material, realizada entre os dias 02 e 03 de setembro, no anfiteatro ‘Padre Albino’.
O objetivo do treinamento foi conscientizar os profissionais sobre a importância da utilização correta do plano de higiene e a separação dos kits por cores com intuito de evitar contaminações cruzadas, além da higienização correta das luvas e organização dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individuais.
“Tivemos o cuidado em fazer a implantação do Plano de Higiene através das cores, facilitando a separação por classificação de limpeza em crítica, semi-crítica e não-crítica”, salientou a palestrante Alessandra Aparecida Barboza Carozio, Supervisora de Limpeza do Hospital Padre Albino. O treinamento também contou com as palestrantes Juliana Fachim (Enfermeira da Hotelaria) e Fabiana Pacheco (Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar).
“Espaços diferentes exigem cuidados diferentes. Dependendo da frequência de uso ou finalidade, cada ambiente vai demandar uma rotina específica de limpeza, seja na constância da higienização ou nos produtos usados”, alertou Fabiana Pacheco.
A Fundação Padre Albino se preocupa, primeiramente, com a vida. Por isso as orientações e treinamento foram em local adequado, respeitando o distanciamento social e em turnos manhã, tarde e noite, para não ocorrer aglomeração.