Neste dia 27 de julho, durante o CMB Online, atividade virtual que reúne representantes de diversos hospitais e federações, a Confederação lançou o Position Paper, documento com dados e informações do setor filantrópico brasileiro.
Durante a abertura do evento, o presidente da CMB (Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos), Mirocles Véras, agradeceu a toda equipe envolvida no processo para compilar os dados disponíveis no Position Paper. “Poder fornecer todas estas informações é o resultado de um trabalho incansável e ainda vamos evoluir mais. O trabalho da diretoria da CMB, em conjunto com as federações e hospitais filantrópicos, em busca de informações para construir esta base de dados é muito importante para o nosso setor”.
André Almeida, cofundador e chefe do time de Análise de Dados da Numb3rs Analytics, empresa responsável pela construção da base de dados que compõe o Position Paper, explicou como funciona o processo de busca de informações. “Nós coletamos o dado direto na fonte, enriquecemos a base com análises e o processamento desses dados, e depois os disponibilizamos para o consumo”.
Almeida ressalta a importância de uma base de dados para a tomada de decisões. “Queremos fazer com que os dados não sejam nossos inimigos; eles devem estar conosco, nos ajudando no nosso dia a dia; tem que ser um elemento participante de todas as nossas decisões. A tomada de decisão não deve ser pelo faro; precisa ser baseada em fatos e é isso que os dados nos proporcionam”.
O vice-presidente da CMB, Flaviano Feu Ventorim, ressaltou o quão significativo é ter uma fonte segura dos dados do setor. “É muito importante receber a Position Paper, porque esse documento vai nos dar um parâmetro maior do que é a CMB de fato”, explica.
Para o diretor-geral da Confederação, Mário César Homsi Bernardes, a construção do material é desafiadora, mas importante, e ele deixa aberto o convite à todas as federações para que participem das reuniões. “Nos reunimos todas às sextas-feiras e fica aqui o convite para as federações que queiram participar conosco. A partir do momento que as entidades começarem a compartilhar com a gente esses dados, tiverem informações ou curiosidade de conhecer algum outro dado que nos desafie, vamos evoluir cada vez mais”.
Para a diretora de assuntos do SUS, Fátima Conceição, é preciso entender a importância do compartilhamento dos dados pelas instituições e isso só pode ser efetivamente feito pelas pessoas que trabalham dentro das próprias instituições. Por fim, ela parabeniza a CMB pelo trabalho feito na coleta de informações. “Vejo a CMB com uma equipe dividida, cada um com sua missão, e o trabalho que está aparecendo como resultado está enaltecendo o papel de cada federação”, finaliza.
Almeida reforça que todo o trabalho veio sendo feito alinhado com o que acontece dentro do Ministério da Saúde. “Mantivemos um padrão e chegamos a um denominador comum das informações que são úteis tanto para o Ministério da Saúde quanto para a CMB”.
Véras ressalta a necessidade de ter segurança na hora de apresentar os números e dados da Confederação. “Essa segurança foi criada, trabalhada e construída nesse trabalho elaborado pela CMB; os dados ressaltam a nossa importância dentro do setor filantrópico através dos números”, finaliza.
A CMB vai disponibilizar o Position Paper para todas as federações de todos os Estados e será atualizado periodicamente.
Confira postion_paper_cmb_2019_2020.pdf