A Fundação Padre Albino, por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), promoveu nos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, Recanto Monsenhor Albino e Ambulatório Médico de Especialidades/AME Catanduva programação alusiva ao Dia Mundial de Higiene de Mãos, comemorado em 5 de maio.
As ações aconteceram nos dias 5 e 6 de maio com sessão de cinema de filme institucional abordando a importância da higiene correta de mãos preconizada pela ANVISA. O filme contou a história de Ignaz Semmelweis, precursor da higiene de mãos e responsável por aplicar o primeiro estudo experimental sobre o tema em 1846. Ignaz, médico húngaro, ficou conhecido como pioneiro dos procedimentos antissépticos. Para esta ação foi montada sala de cinema, com direito a pipoca e refrigerante.
Os colaboradores também foram orientados durante os horários de funcionamento dos refeitórios e receberam frascos de álcool em gel 70%. Folhetos informativos foram entregues para pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento.
“O intuito da campanha é atingir a maior quantidade de pessoas e colaboradores sobre a importância da higiene de mãos e o quanto isso reflete na redução das infecções relacionadas a assistência à saúde”, explicou a enfermeira do SCIH do Hospital Emílio Carlos, Rosana Marcelino Braz.
As unidades foram ambientadas com a temática da campanha e contaram com suporte de diversos setores da Fundação Padre Albino.