Na reunião ordinária da Câmara Municipal deste dia 7 de junho, o vereador Alan Figueiredo Marçal (Alan Automóveis) lembrou que no dia 06 de junho é comemorado o Dia nacional de luta contra queimaduras e destacou a Unidade de Tratamento de Queimados/UTQ do Hospital Padre Albino.
O vereador explicou que o Dia nacional de luta contra queimaduras foi instituído pela lei 12.026/2009 com a finalidade de divulgar as medidas preventivas necessárias para a redução da incidência de acidentes envolvendo queimados e que queimaduras são feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos.
Alan ressaltou que as queimaduras são “consideradas uma das condições mais devastadoras no atendimento à saúde, pois, além de afetarem adultos e crianças, costumam causar dor, longos períodos de internação, diversas sequelas para a vítima e, em casos mais graves, até a morte”. Acrescentou que elas “atingem pessoas de qualquer faixa etária, mas podem ser evitadas, pois a maior parte dos acidentes, cerca de 77%, acontecem em casa e em 40% com crianças de até 10 anos. Cerca de 1 milhão de pessoas são vítimas desse acidente, todos os anos”, completou.
Depois dessas informações, o vereador Alan considerou que “os catanduvenses têm uma referência nacional no tratamento de queimados, que é a Unidade de Terapia de Queimados do Hospital Padre Albino, que atendeu em 2021, 224 pacientes”. Do total de pacientes atendidos, Alan disse na tribuna da Câmara que “185 foram pelo SUS, sendo que do total, 197 pacientes foram atendidos e internados com grandes queimaduras, 28 pacientes externos atendidos na Unidade de cuidados especiais de queimado e realizados 63 enxertos”.
Em sua manifestação, o vereador Alan citou informações do diretor médico dos hospitais da Fundação, Dr. Luís Fernando Colla, de que “o pequeno número de leitos (13) reflete no número baixo de pacientes atendidos, assim como a alta permanência e a complexidade na evolução dos casos, sendo que cada leito atende, em média, apenas dois pacientes ao mês”. Citou, também, que “diante da expertise que a Fundação Padre Albino detém na assistência desses pacientes, com equipes médicas e multiprofissionais qualificados e capacitados e com ótimos resultados no cenário nacional, foi solicitado ao governo estadual R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais) para construção de novo prédio para a Unidade de Queimados, em área de 2.000 m2 no Hospital Emílio Carlos”.
O vereador Alan, parabenizando a diretoria da Fundação “pelo excelente trabalho”, salientou que a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital Padre Albino possui “aparelhos de alta complexidade e equipe altamente qualificada, composta por médicos especialistas em cirurgia plástica e tratamento de queimados, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista, psicóloga, técnicos e auxiliares de enfermagem”. Finalizou esclarecendo que “a Unidade de Tratamento de Queimados/UTQ do Hospital Padre Albino é referência nacional e atende toda a região, além de cobrir grande parte do Noroeste do Estado de São Paulo e cidades de Estados vizinhos a essa região”.