Comunicação FPA.
A qualidade de vida na terceira idade tem sido motivo de amplas discussões em todo o mundo, pois existe atualmente grande preocupação em preservar a saúde e o bem-estar global dessa parcela da população para que tenha um envelhecer com dignidade. Este foi o tema do II Simpósio de Reabilitação Física, organizada pela equipe do Serviço de Fisioterapia da Fundação Padre Albino no dia 20 de outubro.
Em torno de 70 participantes, profissionais da área, acadêmicos de Fisioterapia e equipe multidisciplinar dos hospitais da FPA estiveram no Anfiteatro Padre Albino para debaterem temas com foco na atuação do fisioterapeuta no processo de envelhecimento. “A realização do simpósio está em promover o crescimento dos participantes, com a oportunidade de discutirmos questões atuais e apresentarmos opiniões ou pontos de vista, levando em consideração as publicações recentes sobre o assunto”, disse Keity Emiliene Guim, coordenadora do Serviço de Reabilitação.
Enfatizando a importância da reabilitação no processo de neuroplasticidade, aquele em que o cérebro tem de poder se readaptar, o evento trouxe dois profissionais da área, Prof. Dr. Maurício Ferraz de Arruda, com a palestra “Atuação da Fisioterapia no processo de envelhecimento saudável”, e a Profa. Ms. Fábia Ferreira da Silva Prieto, com o tema “Atuação da fisioterapia em idosos com comprometimento neurológico”. “Podemos entender que a figura do fisioterapeuta é de suma importância na senescência ou na senilidade da pessoa idosa”, completou Keity Guim, que também contou com os apoios de Bruna Gabriela de Oliveira e Izabela Cristina Martins, coordenadoras do serviço de Fisioterapia do HEC e HPA, respectivamente.