Divulgação FPA.
O artigo científico “Controle e redução de custo do Centro de Custos dos setores de internação”, autoria da coordenadora de Enfermagem do Hospital Padre Albino, Adriani Izabel de Souza Moraes, foi publicado na revista eletrônica Brazilian Journal of Development. O trabalho tem como objetivo o controle e redução dos custos que envolvem o Centro de Custos dos setores de internação por meio da implementação da ferramenta Kanban. “Utilizamos o Kanban como sistema de controle de estoques, o mesmo criado para apoiar o método de produção enxuta da Toyota, o Just in time, podendo contribuir para gestão de estoque de maneira visual e prática, indicando a necessidade de quais produtos precisam ser reabastecidos. As principais vantagens são redução dos níveis de estoques, lead-times, evitar retrabalhos e simplificar os mecanismos de administração”, explica Izabel.
Segundo o artigo, a pesquisa do tipo descritiva foi elaborada a partir de estudo de caso realizado nas enfermarias do hospital entre dezembro de 2020 a fevereiro de 2022. Além de outros dados qualitativos e quantitativos, o estudo mostrou redução de custos de dispensação de 6,4% em um setor e 23,35% em outro após a aplicação do método. “Neste contexto foi possível verificar que a implementação da ferramenta kanban foi efetiva para o controle e redução de custos do centro de custos nos setores de internação, sendo perceptível que a utilização da ferramenta para controle e administração dos estoques, com o aporte das demais ferramentas da qualidade, favorece para que ocorra a redução de estoques desnecessários, eliminação de desperdícios, e atendimento à demanda existente”, conclui a tese.
O trabalho foi publicado no mês de outubro, mas o projeto é resultado de trabalho desenvolvido pelo curso da Yellow Belt, apresentado durante o 1º Workshop de Formação de Belts em abril deste ano e foi aceito para publicação nos anais no 31º Congresso Anual da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo/FEHOSP. Tendo como autora principal Adriani Izabel de Souza Moraes, o estudo tem a participação do Dr. Luís Fernando Colla, diretor médico da FPA; Simone Aparecida Trovó, gerente de Gestão de Cuidados da FPA; Regina Perpétua Pereira Pardim, responsável técnica; Lívia Machado Espírito Santo Stopa, farmacêutica coordenadora; Elaine Marta Rorato, gerente do Núcleo da Qualidade, com apoio da diretora de Saúde e Assistência Social, Renata Rocha Bugatti.
O artigo científico pode ser consultado pelo link de acesso: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54493