A Fundação Padre Albino sediou na manhã deste dia 16, no Anfiteatro Padre Albino, a reunião da Regional da Fehosp/Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo com administradores, provedores e diretores de Santas Casas e hospitais filantrópicos pertencentes à Regional de Votuporanga e entidades vizinhas. A reunião foi conduzida pelo diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, pela gerente do departamento técnico, Maria Fatima da Conceição, assistente técnica Elissandra Mota e coordenadora de Relacionamento Social, Tatiana Viesseli.
Na abertura, Edson Rogatti disse que o momento é benéfico para o setor, pois os governos estadual e federal são sensíveis à área da saúde. “Ou sobrevivemos agora ou fechamos as Santas Casas”, considerou. Rogatti disse que na reunião de governadores o presidente Lula pediu a cada um que fizesse três pedidos e o governador Tarcísio de Freitas disse “Santas Casas, Santas Casas e Santas Casas”. Para Rogatti, se o governo não olhar para o setor filantrópico, Santas Casas vão fechar. “Muitas são diferenciadas e na maioria não há problema de gestão e sim financiamento”, completou. Rogatti, que é assessor técnico de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, salientou que o secretário Eleuses Paiva tem carinho especial para com as Santas Casas.
O presidente do Conselho de Administração da Fundação e 1° diretor vice-presidente reeleito da Fehosp, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, pediu a palavra e deu seu testemunho sobre a importância daquela entidade para as Santas Casas.
Edson Rogatti, Maria Fátima da Conceição e Elissandra Mota abordaram vários assuntos, entre eles a posição atual do Programa Mais Santas Casas; a Portaria que define os parâmetros para auxílio financeiro para as entidades filantrópicas; mutirão de cirurgias eletivas na esfera estadual e nacional, a retomada de cursos presenciais e o 32º Congresso Fehosp, de 24 a 27 de abril, em Atibaia, sendo que a diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação, Renata Rocha Bugatti, é uma das componentes da Comissão Científica e de Fóruns. Somente neste ano mais de 100 colaboradores da Fundação participarão do congresso.