A Fundação Padre Albino participou ativamente do 32º Congresso da Fehosp realizado de 24 a 27 de abril em Atibaia. Voltado para presidentes, provedores, diretores e administradores hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, o congresso, cujo tema foi “Saúde Filantrópica: assumindo o papel de protagonista, construindo novas políticas”, teve a diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação, Renata Rocha Bugatti, e o diretor médico dos hospitais, Dr. Luís Fernando Colla, como integrantes da Comissão Científica e de Fóruns da organização do evento.
Na abertura oficial, o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, ressaltou o propósito do evento. “É nosso papel, enquanto Federação e como liderança dos hospitais, atuar no sentido de construção participativa de novas políticas de saúde. Para ele, o objetivo é “reforçar o nosso papel de grandes propositores das resoluções, iniciando um projeto real para a saúde filantrópica, sendo protagonistas e não somente espectadores”.
O Fórum de Governança Clínica, com quatro debates, foi coordenado pelo Dr. Luís Fernando Colla, e discutiu as melhores práticas e cases já implantados referentes à área. No Fórum “Diversidade, Equidade e Inclusão na área da Saúde - Uma integração sistêmica: não há qualidade sem equidade” a gerente de RH da Fundação, Tatiane Kratuti Devitto, e Deniz Simiel, analista de treinamento e desenvolvimento, apresentaram um case oriundo de pesquisa.
A cerimônia de encerramento contou com as presenças do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; do vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, e do secretário-executivo da Secretaria estadual de Saúde, Sérgio Yoshimasa Okane. Alckmin anunciou que o extra-teto para 2024 prevê maior recurso para o Ministério da Saúde, com R$ 22 bilhões a mais previstos para a área; lembrou da liberação do recurso emergencial de R$ 2 bilhões para custeio de serviços prestados pelas Santas Casas e hospitais filantrópicos por meio da Lei Complementar 197/2022. Informou, ainda, que outro projeto que receberá financiamento é o programa nacional de redução de filas, exames e cirurgias de especialidades. “Estamos estudando o reajuste da Tabela SUS, especialmente a questão de oncologia”, completou o vice-presidente.
O presidente do Conselho de Administração e 1º diretor vice-presidente da Fehosp, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, e o presidente da Diretoria Executiva, Reginaldo Donizeti Lopes, também participaram do congresso. Uma das entidades que mais prestigia o congresso, a Fundação inscreveu 79 colaboradores nos dez dez fóruns técnicos - Cadeia de Suprimentos; Comunicação; Controladoria – Finanças, Contabilidade e Custos; Gestão de Pessoas, Governança Clínica; Hotelaria e Hospitalidade; Inovação e Tecnologia; Jurídico; Oncologia e Qualidade e Segurança do paciente. No total 93 colaboradores participaram; 14 no congresso e 79 nos fóruns.