A Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes/
CIHDOTT da Fundação Padre Albino obteve, no mês de abril, o maior número de doações de córneas, segundo Carlos Eduardo Mancini Gomes, enfermeiro da Comissão Intra-hospitalar de Transplantes.
O enfermeiro, agradecendo aos familiares que doaram, informou que nos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos foram captadas 10 córneas, o que resulta em aproximadamente 20 pessoas sendo beneficiadas com esse ato de generosidade dos familiares, “fato que nos deixa muito feliz, pois são vidas que foram salvas através da doação”, acrescenta.
Carlos Gomes disse que em março último a Comissão registrou a doação de seis córneas, número superado em abril. “Agradecemos a todos os familiares que manifestaram seu desejo pela doação, pois mesmo estando em momento de sofrimento diante da perda de seu ente querido, ao serem informados da possibilidade da doação, tiveram acesa a chama da solidariedade e generosidade e o fizeram”.
“Ainda temos muitos pontos que acreditamos ser de suma importância para este processo”, continua o enfermeiro Carlos. Para ele, um deles é o diálogo com o familiar sobre o assunto e o respeito com cada família mesmo em posição contrária à doação. “A empatia e o carinho com cada familiar se fazem necessários pela fragilidade de sentimento da perda que eles experimentam; porém, os números nos mostram o carinho de cada família em poder ajudar o outro através da doação e a vida pode continuar sua trajetória através da doação de órgãos e tecidos”.
Carlos lembrou que a Comissão trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, com escala mensal que “busca identificar o maior número de potenciais doadores e levar ao conhecimento familiar a possibilidade da doação, respeitando os desejos e convicções a respeito desse tema de suma importância para o processo e cuidado com a vida”.