Fundação Padre Albino
Lean nas Emergências - especialistas recebem dados do HPA
Mauro Assi
quinta, 25 de maio, 2023

No segundo dia da visita ao Hospital Padre Albino dos especialistas do Hospital Sírio Libanês Marcus Vinícius Melo de Andrade e Gilberto Gaspar da Silva, iniciando o Projeto Lean nas Emergências Fase 2 – Transformação, foram apresentados os dados de internações, média de permanência, número de cirurgias e capacidade cirúrgica, pois nessa fase o grande foco são centro cirúrgico e unidades de internação.

 

Segundo informações da enfermeira Simone Trovó, gerente de Gestão do Cuidado, “através dos números foi possível fazer um diagnóstico para a continuidade do projeto, que abrangerá várias áreas do hospital, desenhando e articulando metas de melhoria contínua para cada unidade”.

            A ação faz parte do PROADI-SUS, em parceria com Ministério da Saúde, e tem por objetivo otimizar os processos e eliminar desperdícios dentro dos hospitais do Brasil. O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. Criado em 2009, seu propósito é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.

O Lean nas Emergências é projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelos hospitais Beneficência Portuguesa, de São Paulo, Moinhos de Vento (HMV), de Porto Alegre, e Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.