Ferramentas que garantem a melhoria contínua de processos e resultados foram aplicadas entre as unidades. (Foto: Divulgação)
A busca da qualidade para atender às necessidades dos pacientes e acompanhantes que buscam os serviços das unidades de saúde da Fundação Padre Albino ficou mais forte com a realização da Oficina do Escritório de Melhorias de Processos realizada no dia 30 de junho, no complexo esportivo ‘Ivo Dall’Aglio’ da Unifipa, envolvendo equipe multidisciplinar e lideranças dos Hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, Centro de Serviços Compartilhados e do Recanto Monsenhor Albino.
Trazendo como temática a ferramenta americana PDCA que, traduzindo para o português, compreende as etapas de ‘planejamento, execução, verificação e atuação’, a oficina dividiu-se em teoria e prática. “Num primeiro momento, os profissionais que participaram anteriormente dos cursos Yellow Belt e Green Belt agora passam seus conhecimentos para os demais colegas nesta nova etapa. Eles apresentaram as quatro ferramentas ágeis usadas para auxiliar na melhoria de processos de suas rotinas dentro das unidades, que são Brainstorming, SIPOC/mapa de definição dos processes, Ishikawa e 5W2H”, explica a gerente da Qualidade dos hospitais da Fundação Padre Albino, Adriani Izabel de Souza Moraes.
Na segunda parte do evento, os participantes aplicaram na prática as ferramentas estudadas. “Este evento foi importante para a disseminação de conhecimento dessas ferramentas ágeis, as quais auxiliam muito o ciclo de melhoria”, disse Adriani. A gerente da Qualidade ressalta que “a oficina promoveu o desenvolvimento das equipes, impulsionando ações de melhorias que só fortalecem os hospitais da Fundação Padre Albino no cenário de qualidade e excelência em atendimento. Agora teremos novos encontros para fomentarmos as estratégias aplicadas”.