Hospitais da Fundação Padre Albino trabalham juntos na implementação do projeto que envolve melhorias nos processos.
O Time GAPH/Gestão de Alta Performance Hospitalar da Fundação Padre Albino promoveu, durante essa semana, treinamento sobre a temática LEAN para aprimorar os serviços de saúde e promover melhorias na assistência aos pacientes. A enfermeira coordenadora do Núcleo Interno de Regulação de Vagas dos hospitais da FPA, Vanesa Holanda Gila, compartilhou os resultados obtidos na primeira fase do projeto ‘Transformação LEAN nas Emergências’ e apresentou os planos para a segunda fase.
“O projeto ‘Transformação LEAN nas Emergências’ foi inicialmente executado com sucesso na Unidade de Urgência e Emergência no Hospital Padre Albino e trouxe melhorias significativas nos processos internos, aumentando a eficiência no atendimento e reduzindo o tempo de espera dos pacientes”, disse Vanesa. Em virtude dos resultados positivos alcançados, o Hospital Padre Albino foi selecionado como a única unidade hospitalar de São Paulo apta a receber o projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS) em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, denominado ‘Transformação LEAN nos Hospitais’, divulgado anteriormente. Durante a visita aos setores de assistência do Hospital Emílio Carlos, a enfermeira apresentou os aprendizados e as melhorias implementadas no Hospital Padre Albino, buscando engajar as equipes do "Emílio Carlos" nessa jornada de aprimoramento contínuo. “A intenção é que as equipes dos dois hospitais trabalhem em conjunto, identificando oportunidades de melhoria e aplicando as práticas LEAN para otimizar o atendimento aos pacientes”, destacou ela.
Para Adriani Moraes, gerente do Núcleo da Qualidade da FPA, a integração entre as unidades potencializará os novos resultados. "Com a união dos esforços dos profissionais de saúde e o apoio do projeto ‘Transformação LEAN nos Hospitais’, espera-se que ambos os hospitais da Fundação Padre Albino atinjam novos patamares de excelência, tornando-se referências em gestão hospitalar no estado de São Paulo e beneficiando toda a comunidade atendida", ressaltou Adriani.
O LEAN é metodologia de gestão que visa eliminar desperdícios, reduzir tempo de espera, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos serviços, especialmente no contexto hospitalar. Ao adotar princípios e ferramentas LEAN, os hospitais podem aprimorar suas operações, proporcionando assistência mais ágil e eficiente aos pacientes.