Fundação Padre Albino
FPA participa de evento sobre tratamento oncológico em Brasília
Alan Gazola
segunda, 04 de setembro, 2023


Representantes participaram do Seminário de Integração dos Centros e Unidades Especializadas em Oncologia CACONS e UNACONS.

Os profissionais Lívia Barrionuevo El Hetti Fuentes, coordenadora de Enfermagem; Fátima Cajuella, gerente técnica, e o diretor médico Dr. Luís Fernando Colla, colaboradores da Fundação Padre Albino, estiveram em Brasília (DF) para participar do Seminário de Integração dos Centros e Unidades Especializadas em Oncologia CACONS e UNACONS, organizado pela Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil (CECANCER) da Câmara dos Deputados. O evento ocorreu entre os dias 29 e 31 de agosto, no auditório Nereu Ramos, na própria Câmara, e discutiu temas de grande relevância para o tratamento oncológico no Brasil, abrangendo tratamento, diagnóstico, financiamento e inovação tecnológica.

Com transmissão ao vivo pela TV Câmara, o seminário teve as participações de Nísia Trindade, Ministra da Saúde; Nelson Teich, ex-Ministro da Saúde; Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU); e Fernando Silveira Filho, presidente da ABIMED.

“Foram discutidos diversos temas que envolvem a oncologia para que possamos subsidiar nossos parlamentares a trazerem melhores formas de financiamento e de acesso dos pacientes ao atendimento e a prevenção do câncer. Neste momento também é muito importante a aproximação da FPA com a ABIFICC – Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer para troca de conhecimentos e boas práticas. Um diferencial para a saúde oncológica do país”, descreve Dr. Colla.

No Seminário, os painéis abordaram temas variados no contexto da oncologia, como “Acesso-prevenção, diagnóstico e tratamento”, tratamento oncológico – radioterapia, quimioterapia e cirurgia”, “tecnologias em saúde”, “financiamento oncológico”, incorporação de novas tecnologias – medicamentos”, “regionalização e regulação”, “incorporação tecnologias em saúde – equipamentos e dispositivos”, “judicialização”, “CACONS e UNACONS”, entre outros.


Foto: Divulgação.