Movimento internacional humaniza as relações entre colaboradores e pacientes. (Foto: Divulgação)
Cuidar dos pacientes de forma integral para além da patologia. Esse é o objetivo do movimento “O que importa para você?” que desde junho é realizado nos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, da Fundação Padre Albino. As ações acontecem durante todo o ano, mas no último dia 29 de agosto, no auditório do Padre Albino Saúde, os Grupos de Trabalho do Centro Integrado de Humanização promoveram reunião de humanização para fortalecer ações do movimento.
A reunião é periódica e trouxe à pauta o movimento aderido pelas unidades e, para isso, as equipes multidisciplinares foram envolvidas. “Nosso objetivo é estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, criando vínculo e empatia entre eles. A pergunta ‘O que importa para você?’ é feita em diferentes oportunidades. Nesta fase, a campanha tem o foco de questionar e ouvir os diferentes grupos envolvidos dos hospitais”, explica Maristela Paiva, coordenadora de Atendimento ao Cliente e Humanização.
As ferramentas de valorização do paciente e o ambiente interno são aplicadas em conjunto com os envolvidos no projeto, diz Maristela. “Os profissionais que compõem o coletivo multidisciplinar participam da tabulação dos dados. Nesta reunião fizemos a organização dos relatos dos colaboradores, levantados durante a Semana da Qualidade realizada no último mês que, posteriormente, podemos aplicar ferramentas da qualidade e desenvolver diferentes planos de ações para o fortalecimento da cultura organizacional e, consequentemente, a melhoria da experiência dos nossos clientes interno e externo”, relatou a coordenadora.