‘Ouvir a voz do Paciente' ganha destaque nos hospitais Emilio Carlos e Padre Albino"
Dia 17 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Todo ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulga uma ação para ser trabalhada nas unidades de saúde e assistência que envolvam fluxo de pacientes. Este ano o tema proposto foi ‘Ouvir a voz do paciente’.
Para envolver os colaboradores, pacientes e acompanhantes, o Núcleo da Segurança do Paciente dos hospitais da Fundação Padre Albino realizou ação nos hospitais Emilio Carlos e Padre Albino, respectivamente nos dias 19 e 20. “O Núcleo de Segurança do Paciente da FPA trabalha em consonância com as metas da OMS; uma delas é envolver o paciente e acompanhante no atendimento, o que vai de encontro ao tema deste ano”, disse Raquel Bueno de Campos Garcia, enfermeira da Segurança do Paciente.
Na programação, dinâmicas abordando as metas de segurança do paciente para os colaboradores e como elas podem ser inseridas e envolvidas nos cuidados das tarefas diárias foram realizadas. “Apresentamos as sete metas e realizamos dinâmica mostrando a importância que não só os pacientes, mas os acompanhantes e toda equipe multiprofissional têm no cuidado com a segurança”, explicou Raquel.
O envolvimento dos pacientes e familiares como parceiros ativos no processo de cuidar trazem contribuições importantes à segurança e à prevenção de eventos adversos que podem acontecer no ambiente hospitalar, afirma a gerente da Qualidade dos hospitais da FPA, Adriani Moraes. “Quando os envolvidos, principalmente os pacientes, são ouvidos e convidados a participar ativamente do seu restabelecimento de saúde, deixam de ser recebedores de cuidados e passam a ser protagonistas do seu cuidado. Desta forma, a parceria entre pacientes, familiares e profissionais de saúde pode contribuir para o sucesso da terapêutica clínica proposta pela equipe multiprofissional”, falou a gerente.
Estiveram envolvidas nas atividades as profissionais Raquel Bueno de Campos Garcia e Letícia Barbara Saturnino, enfermeiras da Segurança do Paciente e a enfermeira Andreia Yoshikawa.
Fotos: Divulgação.