Foto: Divulgação.
Visita orientada aconteceu no Instituto de Oncologia do Vale.
A Fundação Padre Albino enviou a gerente da Qualidade, Adriani de Moraes, e a coordenadora de Enfermagem, Lívia Fuentes, da área de assistência dos Hospitais Padre Albino e Emilio Carlos, para benchmarking em uma das instituições de saúde mais conceituadas na gestão Lean aplicada ao setor, o Instituto de Oncologia do Vale – IOV, em São José dos Campos.
Ocorrida no final do mês de setembro, as profissionais foram recebidas pelo CEO do Instituto, Dr. Carlos Frederico Pinto (foto). A visita teve o objetivo de conhecer as áreas e processos aplicados nos serviços, dando inspiração e impulso para implementar essas transformações. “Fomos compreender as diferentes dimensões Lean e interagir com os profissionais diretamente envolvidos, como a visita na sala Obeya, a apresentação da construção da estratégia e sua relação com os fluxos assistenciais da quimioterapia, farmácia e manipulação das medicações, cadeia de suprimentos, faturamento, autorizações e processos de suporte, por exemplo”, disse Adriani.
Referência na gestão do tratamento oncológico, o IOV possibilita visitas orientadas de várias unidades de saúde do país. O Instituto é especializado no tratamento de adultos com o diagnóstico de câncer e atende os pacientes da região do Vale do Paraíba.
Para Lívia, o benchmarking proporcionou conhecimentos que poderão ser aplicados nas unidades de saúde da FPA. “A visita contribuiu para aprimorar o conhecimento em relação às metodologias Lean aplicadas ao nosso serviço de oncologia para que possamos trazer melhorias aos fluxos e processos na área com foco no cliente. Também trouxe um novo olhar sobre liderança, de como capacitar nossas equipes para melhoria e engajamento dos processos”, ressalta a coordenadora de Enfermagem.