Especialistas do hospital Sírio-Libanês analisam os resultados em penúltima visita.
O Hospital Padre Albino recebeu a visita dos consultores do Hospital Sírio Libanês para acompanhamento dos resultados obtidos com as ações implementadas durante o Projeto Transformação Lean nos Hospitais. Nos dias 25 e 26 de outubro o consultor Dr. Paulo Azevedo, e o especialista Lucas Sotana, avaliaram os processos e as ferramentas utilizadas nos setores envolvidos da unidade.
Sendo a penúltima visita antes do fechamento oficial do projeto, e equipe realizou o monitoramento das análises de indicadores por meio das ferramentas aplicadas como Makigami, Kanban, Huddle e Kamishibai. “Os representantes também percorreram os setores do hospital para observar as ferramentas na prática e como elas estão sendo gerenciadas”, disse Karen Batista, analista de processos do Núcleo da Qualidade do HPA.
Os consultores também falaram sobre a última visita presencial que será realizada nos dias 08 e 09 de novembro. “Nosso objetivo agora é passar para os envolvidos sobre o que acontecerá na próxima visita. Capacitá-los para a apresentação de todo o projeto executado e o que ele gerou em termos quantitativos e qualitativos para a melhoria nos setores, impactando diretamente para a qualidade e maior segurança do paciente”, explicou o consultor do Sírio-Libanês, Dr. Paulo Azevedo. Ele ressalta que, após a avaliação final, os acompanhamentos ainda ocorrem por mais 6 meses. “Faremos o auxílio, através de visitas mensais e remotas, das ferramentas implementas para melhorias de processos, visando otimizar os recursos existentes, reduzir desperdícios e agregar valor ao paciente, com uma assistência segura e de qualidade aos moldes dos melhores hospitais do país, como o Sírio”, disse.
O projeto ‘Transformação Lean nos Hospitais’ faz parte do PROADI-SUS e é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde: Beneficiência Portuguesa, HCor, Oswaldo Cruz Hospital Alemão, Albert Einstein, Sírio-Libanês e Moinhos de Vento – que replicam seus sistemas de gestão para otimizar os processos e eliminar desperdícios nas unidades de atendimento SUS habilitadas pelo programa.
O HPA é mantido pela Fundação Padre Albino, instituição filantrópica de Catanduva/SP que atende a população de 19 cidades nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social e é certificada pelo Selo Doar em Padrões de Gestão e Transparência (PGT), que legitima instituições filantrópicas pela avaliação de critérios de governança, finanças, gestão, recursos humanos, estratégia, comunicação, prestação de contas e transparência.
Fotos: Divulgação.