A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) completou, neste dia 10 de novembro, 60 anos de atuação em defesa do setor filantrópico de saúde e, em comemoração, realizou jantar no último dia 8, em Brasília, com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da Diretoria Executiva da Fundação Padre Albino, Reginaldo Donizeti Lopes, e o gerente de Captação de Recursos, Julio Cesar Luiz.
Reginaldo Lopes entregou ao presidente da CMB, Mirocles Véras, homenagem da Fundação destacando o trabalho desenvolvido pela entidade desde 1963.
A CMB é composta por 19 Federações estaduais e representa 1.802 hospitais filantrópicos em todo o País, responsáveis por atender mais da metade da demanda de média e alta complexidade do SUS. “Nossa trajetória é intensa, pujante, mas sabemos que é só parte da jornada. Valorizo o empenho e engajamento das 19 federações estaduais e das 1.802 Santas Casas e hospitais filantrópicos que não mediram esforços nos últimos anos e continuam a postos, no front, acreditando e aguardando novas coordenadas. Sem as mobilizações estaduais, certamente não teríamos vencido todos os muitos obstáculos”, ressaltou o presidente da CMB, Mirocles Véras.
Véras destacou, ainda, que a Confederação continuará persistindo, de forma propositiva e estratégica, na intermediação junto ao governo federal, objetivando ações e medidas que reflitam, definitivamente, na sustentabilidade do setor filantrópico de saúde e a evolução dos serviços ao SUS. “Continuaremos atuando intensamente com foco nesse objetivo para que nossas entidades possam ter minimamente garantidas as condições de atendimento à população brasileira e para que mais portas de hospitais não se fechem e resultem em desassistência da população, o que seria fatal”, disse.
Durante a solenidade foi apresentado ao público livro comemorativo, retratando a história da organização, os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas ao longo da trajetória.
Estiveram presentes o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias; o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães Junior; o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Antonio Brito, além de outros parlamentares da Câmara e do Senado e representantes de hospitais filantrópicos de várias partes do Brasil.
Homenagens
O evento teve, ainda, homenagens a personalidades que contribuíram com a história da Confederação e aos ex-presidentes da entidade, Antônio Luiz Paranhos Ribeiro Leite de Brito; José Reinaldo de Oliveira Júnior; Saulo Levindo Coelho e Edson Rogatti.