O projeto da Terapia Assistida por Animais, que ajuda no bem-estar físico e emocional de pacientes dos hospitais da Fundação Padre Albino, teve início no fim de 2021 e continua fazendo parte da rotina de tratamento.
Na manhã desta quarta-feira (22), Sofia percorreu os corredores dos 132 leitos do Hospital Emílio Carlos e arrancou sorrisos por onde passou. Todos os cuidados para a entrada do animal são tomados pela tutora da cachorrinha Sofia e coordenadora de Enfermagem do HEC, Ana Laura Flores.
"Ver o brilho nos olhos dos pacientes e analisar como a Sofia pode fazer a diferença na vida das pessoas é incrível. Estamos ansiosas para continuar contribuindo para o conforto e recuperação de todos", afirmou Ana Laura.
As visitas do projeto “Cãoterapia”, que acontecem todos os meses nos hospitais, é iniciativa do Comitê Amigo do Idoso do Hospital Emílio Carlos, do Grupo de Trabalho e Humanização e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da Fundação Padre Albino.
Essa terapia tem como principal objetivo criar laços entre o paciente e um animal como parte do processo de recuperação. Ela é realizada por profissionais da área de saúde que ajudam a promover o bem-estar físico e emocional dos pacientes seguindo todas as medidas de proteção e segurança.