Profissionais da Fundação Padre Albino participaram do Curso de Qualidade e Segurança em Saúde com Simulação Realística, realizado no Centro de Simulação Realística Albert Einstein, Unidade Paulista, na capital paulista.
A simulação realística, metodologia de treinamento inovadora apoiada por tecnologias de alta complexidade, utiliza simuladores de pacientes, manequins estáticos e atores profissionais para replicar experiências da vida real. Essa abordagem proporciona ambiente participativo e interativo, semelhante a um hospital virtual, favorecendo treinamentos práticos e eficientes.
Durante as aulas, as profissionais Andréia Yoshikawa Pinto, enfermeira do NSP (Núcleo de Segurança do Paciente) do Hospital Padre Albino, e Sabrina Caldeira Rocha, coordenadora farmacêutica do Hospital Emílio Carlos, tiveram a oportunidade de exercitar o papel do trabalho em equipe e da interdisciplinaridade diante dos desafios relacionados à qualidade e segurança do paciente.
Entre os tópicos abordados destacou-se a importância da segurança do paciente desde a separação da medicação até sua administração. O treinamento incluiu simulações específicas sobre notificações de medicamentos pelo sistema Notivisa e Vigmed, proporcionando aos participantes conhecimento aprofundado e prático desses processos.
Sabrina Caldeira Rocha, coordenadora farmacêutica, conta que “a experiência prática foi fundamental para ilustrar os desafios enfrentados no dia a dia e as estratégias eficazes para superá-los, oportunidade valiosa para aprimorar suas habilidades práticas, promovendo a excelência na prestação de cuidados de saúde e reforçando o compromisso com a segurança do paciente”.