(Divulgação FPA)
Volume mensal está menos da metade necessária para o atendimento aos recém-nascidos.
O Banco de Leite Humano do Hospital Padre Albino está em estado de alerta em razão do estoque baixo de leite materno. Diante da situação, a equipe está convocando as mães potenciais doadoras do alimento.
Até o fechamento desta matéria, o estoque continha apenas 45 litros de leite, que segundo a coordenadora do Banco de Leite, Camila Redigolo Bahillo, não supre a demanda do mês. “No momento, o estoque está crítico e contamos com poucas doadoras. Para atender a demanda dos 20 leitos das unidades neonatais do HPA são necessários, em média, 80 litros de leite humano por mês”.
Em 2023 foram coletados 571 litros de leite que beneficiou 268 bebês. “O Banco de Leite Humano atende a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal e UTI Neonatal do HPA, onde o leite doado alimenta os recém-nascidos internados que não podem ser alimentados diretamente nos seios de suas mães. Esse leite ajuda os bebês a saírem da condição de prematuridade com mais saúde e desenvolvimento adequado, proporcionando melhor sobrevivência e qualidade de vida”, salienta Camila.
A coordenadora explica que, além da coleta interna, o BLH realiza a coleta externa/domiciliar duas vezes na semana em Catanduva. “Quando a doadora é de outro município, a unidade de saúde local nos envia o leite doado”.
Toda mulher que está amamentando é potencial doadora de leite humano. Para doar basta procurar o Banco de Leite Humano do HPA, que fica na Rua Belém, 519, onde serão fornecidas todas as orientações necessárias. Telefone (17)3311-3076.