Fundação Padre Albino
Encontro entre Nestlé e hospitais da FPA aborda a nutrição no tratamento de feridas crônicas
Alan Gazola
quarta, 27 de março, 2024

Com suporte nutricional adequado é possível reduzir em até 25% o risco do paciente acamado desenvolver feridas.

As consultoras técnicas nutricionistas da Nestlé Health Science, Juliana Bassitt Tedeschi e Pollyanna Buzo, estiveram no Hospital Emilio Carlos reunindo-se com as equipes de Nutrição e Dietética e de Enfermagem dos hospitais da Fundação Padre Albino para encontro na última terça-feira (26 de março) com o tema ‘Nutrição especializada no tratamento de feridas crônicas’, afim de aprimorar a assistência nutricional prestada aos pacientes com lesões crônicas e atuar na prevenção.

As representantes da Nestlé reforçaram que a importância do cuidado multiprofissional ao paciente está intimamente ligada à recuperação e desfecho positivo na internação. “O cuidado da equipe de enfermagem em curativos e mobilização do paciente com lesão é essencial para a melhora clínica e qualidade de vida do paciente. E com o suporte nutricional adequado, com oferta rica em proteínas, conseguimos auxiliar na cicatrização e reduzir em até 25% o risco do paciente desenvolver lesões por pressão”, explicou Juliana.
Dentre as abordagens elas destacam que “tão importante quanto ao quantitativo proteico, a qualidade proteica ofertada ao paciente exerce efeito primordial no processo de cicatrização de feridas, das quais fazem parte o colágeno hidrolisado e a arginina”.

Erika Fachim Esteves, coordenadora de Enfermagem do Núcleo de Educação Permanente da Fundação Padre Albino, ressaltou a relevância da integração entre as equipes de nutrição e enfermagem para o tratamento eficaz de pacientes acamados durante a internação. "A nutrição tem papel muito importante na prevenção e no tratamento de lesões por pressão, agudas ou crônicas", afirmou, enfatizando a importância da Educação Permanente para a compreensão e aplicação adequada desses conhecimentos. “Estamos unindo as equipes, pois sabemos que o atendimento integrado e multiprofissional pode influenciar positivamente no tratamento de pacientes acamados durante a internação”.

Fotos: Divulgação FPA