Fundação Padre Albino
Fisioterapeutas do HPA recebem treinamento sobre desenvolvimento motor infantil
Alan Gazola
quinta, 23 de maio, 2024

Objetivo é alinhar a equipe no processo de reabilitação de cada paciente no contexto hospitalar.

O Hospital Padre Albino promoveu importante treinamento teórico e prático intitulado “Fases do desenvolvimento infantil e reflexos primitivos/posturais”. A iniciativa, realizada em duas terças-feiras (14 e 21 de maio), reuniu profissionais fisioterapeutas do setor de reabilitação do hospital com o objetivo de aprimorar conhecimentos e práticas relacionadas ao desenvolvimento infantil e suas implicações no ambiente hospitalar. Coordenado por Pâmela Cristina Afonso Cavaçani, coordenadora do Serviço de Fisioterapia do Hospital Padre Albino, com o apoio de Keity Emiliene Guim, coordenadora do Serviço de Reabilitação Física da Fundação Padre Albino, os encontros garantiram abordagem abrangente e didática.

“O conhecimento sobre as fases do desenvolvimento infantil e os reflexos primitivos/posturais é essencial para os profissionais de saúde que lidam com crianças. Este treinamento capacita nossos profissionais a identificar e responder de maneira adequada a diferentes estágios do desenvolvimento, proporcionando cuidado mais individualizado e eficaz, colaborando para a alta hospitalar”, explicou Keity.

Para Keity, o fisioterapeuta tem papel essencial no desenvolvimento motor dos pacientes pediátricos e a identificação das fases interfere na elaboração do planejamento terapêutico. “Profissionais bem treinados são capazes de reconhecer precocemente alterações de desenvolvimento em crianças. Isso facilita a intervenção para melhorar os prognósticos e a qualidade de vida dos pequenos pacientes”. 

Pâmela explica que “o treinamento faz parte do compromisso do Hospital Padre Albino com a excelência no atendimento e a capacitação contínua de seus profissionais, o que enriquece o conhecimento e se traduz em atendimento mais qualificado e humanizado para as crianças assistidas pela instituição”.

Foto/Divulgação.