O objetivo é promover a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência aos pacientes através de ações sobre ‘Comunicação e trabalho em equipe’.
Dando continuidade ao programa de treinamentos alinhados às Metas Internacionais de Segurança do Paciente preconizadas pela OMS/Organização Mundial da Saúde, o Núcleo de Segurança do Paciente do HPA, com apoio da Educação Permanente, realizou na primeira semana de agosto o treinamento “A comunicação efetiva”, que trabalhou as falhas de comunicação como principal causa de eventos adversos que podem ocorrer com o paciente e que pode colocar em risco sua segurança no processo de internação e recuperação. O objetivo é promover a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência aos pacientes através de ações sobre ‘Comunicação e trabalho em equipe’.
A Meta aponta que a comunicação efetiva entre os profissionais dentro do processo da assistência hospitalar reduz a ocorrência de erros e resulta na melhoria de segurança do paciente. Para a enfermeira Eliana de Fátima Muller, do Núcleo de Segurança, “a comunicação está presente no dia-a-dia da enfermagem; exemplo disso são as anotações feitas nos prontuários. Os registros assertivos, com informações fidedignas, são imprescindíveis para a assistência segura”.
Fátima também explica que a comunicação se faz presente em outras rotinas que podem colaborar para a segurança do paciente. “No momento em que estamos encerrando o horário de trabalho, chamado de ‘passagem de plantão’, compartilhamos informações e detalhes relevantes sobre o paciente que esteve aos nossos cuidados com a equipe que está iniciando para a continuidade da assistência prestada. Estes detalhes, quando bem elaborados e explicados, podem garantir a brevidade da alta, por exemplo”.
No treinamento foram discutidas hipóteses de casos que podem surgir dentro da rotina da enfermagem. “Este treinamento, aliado às metas da OMS e ao nosso protocolo interno, objetiva auxiliar nossos profissionais de enfermagem a reconhecerem os momentos críticos existentes na comunicação entre as equipes de saúde e sistematizar as ações para melhoria da comunicação entre eles. Isso garante a segurança do paciente e potencializa a qualidade do cuidado prestado no HPA”, ressalta a enfermeira.
Fotos/Divulgação FPA