Fundação Padre Albino
Inteligência emocional é tema de treinamento no HPA
Alan Gazola
quinta, 15 de agosto, 2024

Tema fortalece o bom relacionamento entre colegas de trabalho e reflete no desempenho das funções.

Com o propósito de aumentar a percepção na qualidade do atendimento humanizado, o Hospital Padre Albino promoveu no início de agosto capacitação voltada para sua equipe do setor de Reabilitação. Ministrado por Vitória Betussi, psicóloga da unidade, o treinamento teve como foco fortalecer habilidades como inteligência emocional, perfis de temperamento e comunicação assertiva e visava aprimorar o autoconhecimento, a empatia e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Na ação, que contou com a participação de colaboradores das equipes diurna e noturna, foram exploradas dinâmicas interativas, momentos de diálogo aberto e oportunidades de interação entre os membros da equipe. “Temos o ditado que diz “deixei meus problemas em casa e fui trabalhar”, mas que nem sempre deve ser assim, pois inevitavelmente necessitamos da troca de relações durante todo o dia. Através dessas atividades, os participantes refletiram sobre a importância de olhar para dentro de si mesmos, compreender as emoções alheias e cuidar do bem-estar emocional, mesmo diante das demandas agitadas do cotidiano e dos desafios pessoais.”, disse a psicóloga. 

No cronograma foi realizada a dinâmica chamada “Caixa da Gratidão”, que busca incentivar a empatia e respeito entre os colaboradores. “Essa dinâmica permite motivar a pessoa a entender a dificuldade do outro e ter atitude de gratidão por poder ajudar, independentemente das circunstâncias”, explicou Vitória.

Keity Emiliene Guim, coordenadora do Serviço de Reabilitação Física da Fundação Padre Albino, enfatiza a experiência com o momento: “O tema aborda perspectivas que o indivíduo pode absorver tanto profissional quanto pessoal. Esse treinamento faz perceber o quanto é valioso compreender e reconhecer a importância de cada um, respeitando os limites do colega de trabalho, seu comportamento, modo de agir e características únicas. Acredito que, daqui para frente, a comunicação com mais empatia irá fortalecer ainda mais a união da equipe.” 

Foto/Divulgação FPA