Temas abordados reforçam a cultura da segurança do paciente ao receber as sessões.
No último sábado, 24 de agosto, a equipe multiprofissional do setor de Hemodiálise do Hospital Padre Albino participou do II Simpósio de Qualidade em Diálise do Complexo Funfarme. O evento, no Mezanino do Hospital de Base, abordou temas que colocam a segurança do paciente como foco, como a tecnovigilância, novas tecnologias em hemodiálise e a metodologia SEPS, que traz nova abordagem na higiene de mãos, preparo da pele para processos invasivos e limpeza de superfícies.
Em sua segunda edição, o Simpósio teve como objetivo atualizar e capacitar as unidades de diálise de Rio Preto e região com temas importantes. “O número de pacientes que necessitam de diálise cresce no Brasil e no mundo; isso deve-se à maior sobrevida da população e aumento do diagnóstico de doenças, como hipertensão e diabetes, principais doenças responsáveis pela perda da função dos rins”, disse a Dra. Fernanda Polacchini, nefrologista do HB. Ela explica que “a troca das experiências internas sobre procedimentos que garantem a segurança e diminuição de riscos de contaminação nas unidades da região favorecem para o aumento dos índices de tratamento menos paliativo”.
Izabela Mendonça, enfermeira da hemodiálise do HPA, avalia a participação. “Queremos qualificar nosso serviço cada vez mais e destacar que a Diálise do HPA muito nos orgulha. Através de encontros como esse, promovidos por instituição séria, buscamos aprimorar os nossos serviços e proporcionar melhor tratamento ao paciente renal de Catanduva e região”.
Participaram do Vitória Betussi, psicóloga; Fabiana Félix, assistente social; Gabriela Fornazari, nutricionista; Izabela Mendonça, enfermeira, e Marisa Cristina Alexandre, técnica em Enfermagem.
Foto/Divulgação FPA