Com mais de 7 mil m² de área construída, obras seguem em ritmo acelerado.
Após o içamento e montagem da passarela aérea, que mobilizou e movimentou toda a região do complexo do Hospital Padre Albino, o novo prédio entre as ruas 13 de Maio e Manaus está com sua estrutura arquitetônica de concreto armado finalizada.
Conforme cronograma, a liberação do trânsito na rua 13 de Maio ocorreu na sexta-feira (6 de setembro) e a passarela, de seis blocos metálicos, uniu o atual pavilhão de 5 andares do HPA ao novo prédio. A próxima etapa será a finalização com instalação dos pisos e fechamento lateral, como explica o engenheiro civil responsável pela execução do projeto, Joni Vizzicatto. “No momento estamos executando os fechamentos laterais da estrutura. Para as próximas etapas teremos a cobertura, instalações hidráulicas, elétricas e de ar-condicionado, para posteriormente o acabamento, como revestimento em ACM dos pilares, forro, pisos em porcelanato, esquadrias e pintura”.
Composta por seis pavimentos mais cobertura, com área de 7.250,36 m², está finalizada a estrutura em concreto armado do novo prédio do HPA. Atingindo 35% de evolução da obra, Vizzicatto diz que os profissionais estão executando os serviços de fechamento externo e interno de alvenaria e drywall (material mais leve e de melhor qualidade). “Também estamos realizando o revestimento interno e as instalações elétricas, hidráulicas, tubulação de gases medicinais e dutos de ar-condicionado”, completou o engenheiro.
Segundo detalhou, para as próximas etapas estão previstas a execução da cobertura e impermeabilização das lajes expostas, assim como o início do revestimento externo e as regularizações internas dos pisos para acabamento. A previsão para conclusão e entrega da obra é para setembro do próximo ano.
A nova unidade do Hospital Padre Albino vai oferecer tecnologia de ponta nos serviços prestados aos pacientes, elevando os padrões de atendimento já oferecidos. Este empreendimento representa o segundo movimento do projeto 'Design do Futuro', iniciado em 2023. O primeiro movimento foi a reforma, ampliação e revitalização da recepção do HPA, na Rua Belém; o terceiro movimento é a construção de novo prédio no Hospital Emílio Carlos.
Fotos/Comunicação FPA