Fundação Padre Albino
Hospitais da FPA dedicam 80% de seus atendimentos ao SUS
Alan Gazola
quarta, 18 de setembro, 2024

O maior sistema de saúde pública do mundo, o SUS, completa 34 anos nesta quinta-feira, 19 de setembro.

O SUS é o principal sistema de saúde pública do Brasil e um dos mais complexos do mundo. O sistema que regulamentou a saúde pública no Brasil, garantindo o acesso universal e gratuito a todos os cidadãos, completa 34 anos nesta quinta-feira, 19 de setembro. E, embora ainda enfrente grandes desafios, é citado como modelo por outros países por oferecer acesso à saúde a milhões de brasileiros.

Longe dos grandes centros urbanos do estado de São Paulo, uma das maiores instituições de saúde da região que colabora para que o SUS tenha este reconhecimento é a Fundação Padre Albino, de Catanduva, com suas unidades hospitalares que realizam atendimentos e serviços para o Sistema Único de Saúde no Brasil.

Com as unidades Hospital Padre Albino, Hospital Emílio Carlos/Hospital de Câncer de Catanduva e a gestão do Ambulatório Médico de Especialidades-AME, a FPA, instituição privada e de caráter filantrópico, realizou em 2023 quase 2 milhões de atendimentos e procedimentos hospitalares e ambulatoriais, com total de 1.976.276 via SUS.

São procedimentos realizados em pacientes de Catanduva e 18 cidades da região, que concentra mais de 300 mil habitantes para os quais a FPA é referência em média e alta complexidade, encaminhados por instituições de saúde e órgãos públicos.

Com o propósito de cuidar de gente e valorizar a vida, a Fundação Padre Albino tem como missão manter instituições no campo da saúde, da assistência, da educação e da pesquisa científica, objetivando a prevenção, a recuperação, a reabilitação e a promoção humana nos seus aspectos político e social, contribuindo para o desenvolvimento de um cidadão consciente, crítico e ético, agente na sociedade.

Fundação Padre Albino é referência em saúde pública
Os dados de 2023 confirmam a FPA entre as instituições mais importantes da região que oferecem atendimento de qualidade e adequado para os problemas de saúde de média e alta complexidade à população. São mais de 156 mil atendimentos; mais de 15 mil internações; na Medicina Diagnóstica mais de 1,7 milhão de exames laboratoriais e por imagem realizados; quase 2 mil cirurgias e 8.300 serviços de radioterapia.


*Relatório Anual de Atividades 2023

Destaques para o Hospital Padre Albino, com 14.402 sessões de hemodiálise, e no Hospital Emílio Carlos, com seu Ambulatório Oftalmológico referência em tratamento de Glaucoma, mais de 9 mil atendimentos.
A gerência de seu capital humano é a base para o crescimento. São 1.915 profissionais atuando somente nas unidades de saúde, 76% do total de seu quadro geral de colaboradores direitos.

Parcerias que ajudam
Remando paralelo aos recursos advindos do SUS, que ficam aquém dos altos gastos mensais, o setor de Captação de Recursos da FPA tem redobrado suas estratégias na busca pela manutenção da assistência com parcerias com empresas, eventos e ações promovidos junto aos 18 municípios da região e a destinação de verbas parlamentares.
Para isso, junto da sua assessoria de relações institucionais, mantém relacionamento com autoridades públicas e visitas constantes nas esferas estaduais e federais na obtenção de emendas parlamentares.

Complexo hospitalar dobrou de tamanho em quase dois anos
No início de 2023, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento para a Fundação Padre Albino ampliar seus dois hospitais. Denominados Movimentos I, II e II do projeto ‘Design do Futuro’, os recursos do BNDES, mais caixa próprio, estão sendo aplicados na reforma e construção de novo prédio do Hospital Padre Albino, na conclusão da reforma e modernização da Recepção, e na construção de novo anexo no Hospital Emílio Carlos, que fazem atendimento particular, a convênios e majoritariamente pelo Sistema Único de Saúde.
Os três movimentos juntos somam investimento de R$ 117 milhões.

“Celebramos 34 anos do SUS e a Fundação Padre Albino comemora a sua parceria e reforça a importância das instituições filantrópicas para a saúde pública. Historicamente, as Santas Casas e os hospitais filantrópicos têm sido essenciais para a saúde do Brasil, atendendo mais de 50% da demanda de média complexidade e mais de 70% da alta complexidade do SUS, atendendo milhares de pacientes que contam com serviços essenciais e humanizados. Em 2023, os nossos hospitais dedicaram em torno de 80% de seus atendimentos ao SUS. Assim, com competência e responsabilidade, seguimos garantindo que pessoas tenham acesso à saúde de qualidade, sempre junto com o SUS e cuidando da nossa comunidade”, diz o presidente da Diretoria Executiva da FPA, Reginaldo Donizeti Lopes.