Fundação Padre Albino
Hospital Padre Albino recebe o prêmio Excelência da Saúde
Mauro Assi
segunda, 30 de setembro, 2024

Projeto vencedor é desenvolvido na Maternidade 

O Hospital Padre Albino recebeu, do Grupo Mídia, o troféu do prêmio Excelência da Saúde 2024, entregue na exclusiva cerimônia de premiação realizada no último dia 28 de setembro, durante o Healthcare Conference, maior encontro de Gestão na Saúde do país, no Vila Galé Angra dos Reis, que reuniu cerca de 300 líderes dos principais setores da saúde e cujo tema foi “Saúde de ouro: A estratégia dos campeões”.

O Hospital Padre Albino foi vencedor na categoria “Boas práticas assistenciais” com o projeto “Carimbo da placenta”, desenvolvido na Maternidade. O prêmio foi entregue para a diretora de Saúde e Assistência Social, Renata Rocha Bugatti, que estava acompanhada da gerente da Qualidade dos hospitais, Adriani Izabel de Souza Morais.

O projeto surgiu devido à preocupação da equipe multidisciplinar do hospital com o acolhimento da gestante, tema pautado em reunião institucional de humanização. Pensando no conceito de saúde com um todo (emocional, físico e espiritual), a ação potencializa o vínculo com a promoção de qualidade e segurança e contribui para a liberação de hormônios como, por exemplo, a serotonina, neurotransmissor do bem-estar, e a ocitocina, conhecida por ser responsável por promover sensação de confiança, auxiliando a criação de laços nos relacionamentos de modo geral, popularmente lembrada como “o hormônio do amor”.

A placenta é órgão fetal, se desenvolve apenas durante a gestação e é expelida juntamente com o bebê ao nascer. A cada nova gravidez, nova placenta é formada. É na placenta que ocorrem as trocas gasosas e de nutrientes entre mãe e o feto. Por meio de impresso, tinta guache e glitter surgem os carimbos da placenta. Cada obra é única e especial. O objetivo do projeto, então, é contribuir para a assistência humanizada nesse momento único, o nascimento, assim como presentear as mulheres que dão à luz, eternizando o vínculo entre mãe e recém-nascido.

O projeto é realizado com as puérperas que aceitam dele participar. O resultado tem sido positivo. A paciente C.M.B. disse ter tido “uma emoção em ver esse momento representado no desenho e poder eternizar isso”. B.N. disse que foi “lindo ver e emocionante. Só de saber que ali ficou nosso pacotinho me fez muito feliz e me senti especial”. Por fim, J.G.S.D. gostou muito. “Fiquei super feliz. É uma lembrança que nós vamos levar para casa de recordação”.

A premiação reconheceu 42 instituições, três eleitas por categoria, sendo todas homenageadas igualmente (não houve ranking entre os eleitos). Os vencedores foram escolhidos pelo Conselho Editorial do Grupo Mídia baseado em cases inscritos e pesquisa de mercado que identificou as instituições que mais se destacaram no último ano.