Fundação Padre Albino
HPA inicia julho com captação de múltiplos órgãos
Alan Gazola
segunda, 07 de julho, 2025

Doações beneficiam ao menos cinco pessoas que aguardavam na fila de transplantes.

No último dia 3 de julho, no Hospital Padre Albino, captação de múltiplos órgãos foi realizada após a autorização da família de um homem de 56 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que teve a morte constatada no dia 2 de julho. Após todos os testes protocolares que confirmaram a morte encefálica, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) acolheu os familiares e apresentou a possibilidade da doação. E, mesmo em momento de dor profunda, os parentes autorizaram o procedimento. Com o consentimento, equipes médicas do HPA e do Hospital de Base de São José do Rio Preto realizaram a captação de coração valvas cardíacas, fígado e córneas. Os órgãos doados têm potencial para beneficiar ao menos cinco pessoas que aguardavam pelo transplante.

Carlos Mancini Gomes, enfermeiro da CIHDOTT, destacou a importância da decisão da família. “Mesmo em meio ao sofrimento da perda, essa família fez um gesto nobre e grandioso. Escolheu transformar a dor em esperança para outras vidas. É exemplo de humanidade que merece todo nosso respeito e gratidão.”

A doação de órgãos só é possível mediante o consentimento da família após a confirmação da morte encefálica. Por isso, é fundamental que as pessoas comuniquem em vida seu desejo de ser doador de órgãos. “Não é necessário deixar nada por escrito ou registrado em cartório — basta informar seus familiares, pois são eles os responsáveis por autorizar a doação”, recomenda Carlos.

Para saber mais sobre como se tornar doador acesse o site do Ministério da Saúde ou converse com a equipe da CIHDOTT dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos.

Foto/Divulgação FPA