Fundação Padre Albino
Circuito ESG da Fundação termina no HPA
Alan Gazola
quinta, 28 de agosto, 2025

Trabalho de conscientização destaca impactos positivos das ações sustentáveis nas unidades.

Nos dias 19 e 20 de agosto, o Hospital Padre Albino recebeu o Circuito ESG, encerrando as atividades do evento que já havia passado pelo Hospital Emílio Carlos. A iniciativa, promovida pela Fundação Padre Albino, teve como objetivo engajar colaboradores na compreensão e prática dos pilares Ambiental, Social e Governança (ESG), reforçando a importância das ações sustentáveis e éticas que vêm sendo implementadas pela instituição.

Entre os exemplos apresentados durante o ciclo destacam-se medidas que já estão gerando resultados visíveis, como a redução do consumo de copos descartáveis, que contribui diretamente para a economia de gastos e a diminuição de resíduos.

Outro ponto importante é a conscientização dos colaboradores em relação ao desperdício de alimentos no refeitório. Segundo a nutricionista clínica Mariana Aimée Nadalini de Oliveira, essas mudanças têm impacto significativo. "A redução do desperdício de alimentos no refeitório é resultado da conscientização dos colaboradores, que entendem a importância de evitar excessos nos pratos. Além de diminuir custos, essa prática contribui para a sustentabilidade e para a valorização dos recursos que utilizamos diariamente."

Para a gerente de Hotelaria e membro do Conselho ESG da Fundação Padre Albino, Fabiana Pacheco, o circuito tem papel essencial na disseminação dessas práticas. "É fundamental que nossos colaboradores conheçam as ações de ESG realizadas pela Fundação. Essas iniciativas não só melhoram o ambiente de trabalho e a gestão interna, como também refletem diretamente na qualidade do atendimento aos pacientes e na relação com a comunidade."

A gerente conclui que com o encerramento no Hospital Padre Albino, o Circuito ESG cumpriu seu objetivo. “Nosso propósito é aproximar os colaboradores das práticas sustentáveis, fazendo com que eles percebam os resultados e se sintam parte desse projeto, trazendo propostas de melhorias que podem fazer a diferença no seu ambiente de trabalho. Isso só reforça o compromisso da Fundação Padre Albino com a responsabilidade ambiental, social e de governança”, disse Fabiana.

Fotos: Comunicação FPA