V Simpósio de Reabilitação Física destaca integração entre áreas e fortalecimento da prática multiprofissional
Beatriz Menzani Correa
segunda, 03 de novembro, 2025
Na última quinta-feira, 30 de outubro, a Fundação Padre Albino realizou o V Simpósio de Reabilitação Física no campus sede da UNIFIPA reunindo fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos, estudantes e profissionais da saúde em noite dedicada à troca de experiências e ao aprimoramento da prática multiprofissional.
Realizado na Sala de Movimento e Saúde da UNIFIPA o objetivo foi o de promover o cuidado integral, a interdisciplinaridade e a atualização profissional no campo da reabilitação física. Na programação, as palestras “Reabilitar é cuidar de todos: acolhendo histórias, fortalecendo pessoas”, ministrada por Deniz Simiel, psicólogo e coordenador de Treinamento e Desenvolvimento no Núcleo de Educação Permanente da Fundação Padre Albino; Octávio de Paula Marques Júnior com o tema “O paradesporto na reabilitação”, destacando o papel do esporte adaptado como ferramenta de inclusão e recuperação. Após coffee break, a palestra “Além da Fisioterapia Motora”, por Stella Maris Pereira Corrêa, que abordou a importância da visão ampliada e interdisciplinar da Fisioterapia.
As coordenadoras do Serviço de Fisioterapia da Fundação, Keity Guim e Flaviane Cristina Soares Afonso, destacaram a relevância do simpósio para a integração entre teoria e prática e para o fortalecimento das ações de ensino e assistência. “O simpósio reforça nosso compromisso com a formação humanizada, que une ciência e sensibilidade. É espaço que nos permite refletir sobre o papel da reabilitação não apenas como técnica, mas como instrumento de transformação e acolhimento”, destacou Keity. “Essas trocas enriquecem o aprendizado e inspiram novas práticas no dia a dia dos serviços de saúde. É gratificante ver profissionais e estudantes engajados com a missão de oferecer o melhor cuidado possível”, afirmou Flaviane.
Para Izabela Cristina Martins, coordenadora do Serviço de Fisioterapia do Hospital Padre Albino, o simpósio representou importante momento de integração entre ensino e assistência. “Participar deste evento reforça a importância de aliar ensino, pesquisa e prática na reabilitação. O envolvimento de diferentes instituições e profissionais fortalece a rede de cuidado da nossa região e eleva a qualidade do atendimento aos pacientes”, ressaltou Izabela.
Com inscrições gratuitas e voltado a profissionais e estudantes das áreas da saúde, o Simpósio consolidou-se como espaço de atualização científica, troca de experiências e valorização das práticas multiprofissionais, reafirmando o compromisso da Fundação Padre Albino com a excelência em ensino e cuidado em saúde.
