Fundação Padre Albino
Profissionais do HPA e HEC participam do Infectoeste 2025
Alan Gazola
terça, 04 de novembro, 2025

Congresso em Santa Fé do Sul abordou avanços e desafios da infectologia no Brasil.

A equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, mantidos pela Fundação Padre Albino, participou do Infectoeste 2025 – Congresso de Infectologia do Oeste Paulista realizado no dia 31 de outubro, na sede da Unifunec, em Santa Fé do Sul. O encontro reuniu especialistas e profissionais de saúde de toda a região para debater temas atuais e compartilhar experiências sobre o enfrentamento das doenças infecciosas.

Na programação dos assuntos discutidos, os temas: os desafios atuais das pessoas vivendo com HIV/Aids; Influenza H5N1: a nova pandemia?; Uso racional de antimicrobianos; Hepatite C; História das vacinas, Infecções do trato urinário, Pneumonia adquirida na comunidade, Hanseníase e esporotricose — além de atualizações sobre o tratamento das infecções de partes moles, tema da palestra ministrada pelo Dr. Arlindo Schiesari Junior, médico infectologista dos hospitais da Fundação e responsável técnico do SCIH.

“Falamos sobre doenças emergentes, prevenção, diagnóstico e tratamento, sempre com o olhar atento à realidade da nossa prática clínica. Foi oportunidade de ouvir especialistas da linha de frente e fortalecer o cuidado com nossos pacientes”, destacou o Dr. Paulo Abrão, presidente da Sociedade Paulista de Infectologia.

Também representaram a FPA os enfermeiros Patrícia Helena de Oliveira (coordenadora do SCIH), Diego Henrique de Souza (comissão do HPA) e Gabrielle Souza de Carvalho (comissão do HEC), além das colaboradoras Ana Carolina Ferraz Regassini dos Santos e Tânia Priscila Mariani, da equipe administrativa do setor.

“A nossa participação nesse evento é o reflexo do compromisso que a Fundação tem com a atualização científica, a busca pela excelência assistencial e o aprimoramento das práticas de controle de infecção nas nossas unidades, pilares que sustentam a qualidade dos serviços prestados pelos hospitais da Fundação Padre Albino”, ressaltou a coordenadora Patrícia de Oliveira.

Fotos/Divulgação