
Atividades integraram as ações do Selo Brasil Saúde e reforçaram o cuidado integral aos pacientes.
Em alusão à campanha Janeiro Branco, dedicada à conscientização sobre a importância da saúde mental, nos dias 28 e 29 de janeiro, equipes multiprofissionais de assistência promoveram ações voltadas aos pacientes internados nos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos. As atividades integraram as iniciativas do Comitê Selo Brasil Saúde e reforçaram o cuidado integral, considerando os aspectos físicos, mentais e emocionais dos pacientes. As atividades foram conduzidas por profissionais da coordenação de fisioterapia, de psicologia e de nutrição, que destacaram a importância de criar espaços de pausa e acolhimento durante o período de internação, reforçando que cuidar da mente é fundamental para a recuperação dos pacientes.
No HPA, o Serviço de Psicologia abriu as atividades com dinâmica voltada à escuta, acolhimento e reflexão, incentivando os pacientes a falarem sobre sentimentos, fortalecerem estratégias de enfrentamento e compreenderem que o cuidado com a saúde mental é parte essencial do tratamento. Na sequência, o serviço de Nutrição conduziu atividade de inalação de aromas com ervas naturais de propriedades relaxantes, proporcionando momento de calma e bem-estar. Encerrando a ação, o Serviço de Fisioterapia realizou série de alongamentos globais associados à respiração consciente, ao som de música ambiente, respeitando os limites individuais e favorecendo o relaxamento corporal e a liberação de tensões.
“As atividades foram conduzidas de forma progressiva, respeitando os limites individuais e a respiração como guia do ritmo, favorecendo a presença, o equilíbrio corporal e a sensação de bem-estar de cada paciente ao longo da prática”, explicou a psicóloga Vitória Aparecida Betussi.
Já na tarde do dia 29 de janeiro foi a vez do Hospital Emílio Carlos receber a ação “Janeiro Branco”, através dos pacientes internados da unidade. Desta vez, a iniciativa teve como objetivo ampliar a conscientização sobre o autocuidado e a relação direta entre saúde mental, saúde física e qualidade de vida.
O Serviço de Psicologia apresentou o significado da campanha abordando temas como reconhecimento das emoções, importância do diálogo, escuta ativa e cuidado emocional. Na sequência, o Serviço de Fisioterapia promoveu atividade lúdica por meio de um jogo de tabuleiro que trabalhou os pilares da promoção da saúde mental de forma interativa, destacando a importância do apoio, da convivência e do cuidado consigo mesmo. Durante a ação, os pacientes participaram de momentos de relaxamento, alongamento, músicas e brincadeiras, promovendo descontração e bem-estar. Ao final foi entregue material informativo reforçando a mensagem de que o cuidado com a saúde mental não deve “passar em branco”.
Flaviane Cristina Soares Afonso, da coordenação de Fisioterapia do HEC, destacou que “o objetivo foi oferecer momento de acolhimento e reflexão, contribuindo para a promoção da saúde integral e para o processo de recuperação dos pacientes”.
As atividades fazem parte dos requisitos para a manutenção do Selo Brasil Saúde, conquistado recentemente pelos hospitais da Fundação Padre Albino, categoria Prata. A certificação destaca o compromisso das unidades em oferecer ações de assistência com práticas seguras e focadas no bem-estar da comunidade atendida.
Fotos/Divulgação
