Em solenidade realizada na manhã do último dia 18 de abril, a Fundação Padre Albino apresentou aos seus gerentes, coordenadores e supervisores, entre outros, os seus valores organizacionais, crenças e atitudes que dão personalidade à instituição, definindo uma "ética" para a atuação das pessoas e da organização como um todo.
O presidente da Diretoria Administrativa, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, na abertura do evento, disse que a Fundação não estava mudando, mas dando nova roupagem aos valores já existentes. “Não basta dar redação bonita e adequada aos valores que nós entendemos que a instituição deve ter se nós não vivenciarmos os valores que ela tem”, ressaltou. Para Dr. Amarante, a “instituição não tem inteligência, ela não interage; os valores que vamos colocar em nome da instituição são os valores que ela precisa exercer diante da sociedade, pois de nada adianta falar desses valores se nós não os vivenciarmos”.
Por fim, Dr. Amarante lembrou que os valores são muito importantes, mas há necessidade de tomar cuidado com os contra valores, tão importantes quanto os outros. “Cabe a mim, presidente da instituição, vivenciar e dar exemplo. Estamos falando para nós”.
Em seguida, o coach Otávio Calonge apresentou os valores Fundação Padre Albino, abordando a cultura e resultados e a importância da cultura organizacional. Os valores são comprometimento; empreendedorismo; profissionalismo; respeito; sustentação do histórico da Fundação Padre Albino; trabalho em equipe e transparência.
A gerente de RH, Cristiane Oliveira, falou sobre comportamento, comparando as abelhas com os seres humanos. Disse que as abelhas possuem meios de vida e organização, de certa forma parecidos com os seres humanos. Andam em grupo; têm poucas chances de sobreviver sozinhas e são símbolo de disciplina e lealdade. “A força e sobrevivência de uma colmeia depende do seu enxame, ou seja, do trabalho em grupo no qual cada indivíduo tem sua importância na disseminação do pólen”, ponderou.
Cristiane esclareceu, então, que a colmeia é a empresa e o pólen, os valores. “Com organização, comprometimento e empenho podemos alcançar um nível maior de trabalho em equipe, compartilhando dos valores da empresa e desenvolvendo habilidades importantes para nossa vida profissional e pessoal”, finalizou. Por fim, funcionários dos vários Departamentos da Fundação, identificados por cada valor, entraram no local e distribuíram aos presentes um pirulito formado por sachês de mel adesivados com cada um dos valores, juntamente com a figura de uma abelha (funcionaria caracterizada), demonstrando a importância da disseminação dos valores.
O setor de Marketing irá preparar peças para disseminação dos valores para todos os funcionários da Fundação, que estarão no verso do novo crachá da instituição.