Fundação Padre Albino
Catanduva entre as principais cidades em captação de órgãos
Marcelo Godoy
quarta, 26 de dezembro, 2018

Catanduva está entre as três principais cidades do Noroeste Paulista que mais realizam captações de córneas e múltiplos órgãos de acordo com a OPO (Organização de Procura de Órgãos).

No mês de novembro, de 15 entrevistas com familiares, 10 resultaram em captações efetivas de córneas. Até o mês de novembro foram 69 doações do órgãos, 34 notificações de morte encefálica resultando em 14 captações efetivas de múltiplos órgãos, excluindo as contra indicações médicas e recusas familiares.

 O trabalho é realizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Transplante(CIHT) da Fundação Padre Albino (FPA) que promove o acolhimento e a abordagem com os familiares nos hospitais Emílio Carlos (HEC) e Padre albino (HPA).

 O CIHT da FPA está sendo reestruturado com a admissão de mais enfermeiros selecionados através de processo seletivo, sendo que alguns já estão em treinamento teórico prático. De acordo com o setor, o aumento no número de captações se deve “ao trabalho da equipe, a educação continuada com enfermeiros dos setores que notificam a Comissão sobre os casos, o treinamento da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) para qualificação de médicos sobre a execução do protocolo de morte encefálica de acordo com a nova legislação e a conscientização da população através da campanha de divulgação lançada pela Fundação”.