No dia 27 de setembro, no Anfiteatro Padre Albino, foi realizado o V Simpósio de Doação de Órgãos da Fundação Padre Albino, alusivo ao encerramento do Setembro Verde, mês de incentivo à doação.
Realizado pela CIHT/Comissão Intra-hospitalar de Transplantes, o simpósio abordou mitos, dúvidas e a falta de informação a respeito do tema que, segundo a enfermeira coordenadora da CIHT, Camila Chieratto, são a maior causa da recusa familiar. “As famílias têm o desejo de doar, mas o fato de não ter ocorrido a comunicação prévia em vida faz com que não autorizem e por isso outras vidas deixam de ser salvas a todo o momento”, comentou, ressaltando a importância da comunicação sobre o desejo de ser doador de órgãos.
O simpósio, que também abordou outros temas, como o protocolo de morte encefálica, lista de espera para transplante, logística de captação de órgãos e entrevista familiar, contou com a participação do coordenador médico da CIHT, Dr. Jorge Luís Valiatti e da médica intensivista Dra. Izabella Dias Brugugnolli.
O simpósio foi aberto para profissionais e estudantes da área da saúde, além da comunidade, e contou com a presença de 70 participantes, que receberam certificado, laços conscientizadores verdes, além de balas e ticket com numeração simbólica da fila de espera por um transplante.